Bioquímica: a base da vida!



segunda-feira, 4 de outubro de 2010

DESCONFORTO Á ALTITUDE E DESLOCAMENTO DE EQUILÍBRIO

           Sair de uma cidade litorânea e ir a uma cidade situada a grande altitude (exemplo, La Paz, na Bolívia, que fica a 3.636 metros de altitude) acarreta alguns desconfortos físicos. Dores de cabeça, náuseas e fadigas intensa são alguns deles. Em algumas situações, certas pessoas podem até mesmo entrar em coma e morrer caso não recebam tratamento rápido.
           No sangue, asmoléculas de hemoglobina e de gás oxigênio dissolvido estão em equilíbrio com a oxiemoglobina (hemoglobina combinada com oxigênio). Essa última é a responsável pela oxigenação do organismo, essencial à vida.
           Nas localidades de maior altitude há uma menor concentração de oxigênio no ar e, consequentemente, o equilíbrio mencionado é deslocado para a esquerda. Isso reduz a quantidade de oxiemoglobina presente no sangue, acarretando os problemas mencionados.
           Após algum tempo de permanência no local de maior altitude, o organismo começa a se aclimatizar, produzindo mais hemoglobina. Isso desloca o equilíbrio para a direita, aumentando a concentração de oxiemoglobina no sangue.
          Escaladas a locais muito altas exigem que os alpinistas passem semanas se aclimatando, a fim de atenuarem os desconfortos produzidos pela altitude.


A) Hemoglobina + Oxigênio = Oxiemoglobina


B) Altas escaladas podem exigir semanas de aclimatização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário