Bioquímica: a base da vida!



sexta-feira, 12 de novembro de 2010

GORDURAS TRANS



Você sempre deve se perguntar o que são gorduras trans, que sempre aparece em quase tudo o que você come - "livre de gorduras trans", "sem gorduras trans" ou ainda 0% de gorduras trans - neste tópico iremos fazer o possível para tirar as suas dúvidas, sem não conseguirmos comente que nós responderemos.

O que são gorduras trans?

Gordura trans é o nome popular de um tipo de gordura não saturada (difícil de ser quebrada no nosso organismo para produção de energia, por causa das duplas ligações existentes entre seus carbonos, na sua fórmula química), que se acumulam nos adipócitos (células de gordura) formando os indesejáveis "pneuzinhos" . Ela pode se apresentar tanto na forma monoinsaturada (uma ligação dupla entre seus carbonos)  como na forma polinsaturada (mais de uma ligação dupla entre seus carbonos).

São formadas através de processos químicos, como por exemplo, óleos vegetais (gorduras líquidas) que são submetidos a altas temperaturas se transformam em ácidos graxos trans (gorduras sólidas) na fritura de alimentos.

Alimentos obtidos de animais ru­minantes como carnes, leites e derivados, são fontes natu­rais de ácidos graxos trans. Esses ácidos são formados no processo de bio-hidrogenação, no qual ácidos graxos cis ingeridos são parcialmente hidrogenados por sistemas enzimá­ticos da flora microbiana presente no rúmen desses animais

Ao contrário de outros tipos de gordura, a Trans, além de não ser necessária ao nosso organismo, é extremamente prejudicial à saúde. Sabe-se que seu consumo aumenta muito o risco de doenças do coração, pois ela eleva o colesterol ruim e abaixa o colesterol bom.

* O seu consumo máximo por dia é de 2 gramas.


Os alimentos que mais possuem gordura trans são: biscoitos recheados industrializados, salgadinhos de pacote, pipoca de micro-ondas, molhos de salada, maioneses, hamburgueres, margarinas, sorvetes, chocolates, margarinas e batatas fritas.




Referências:
- QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, autor: Fábio Merçon , vol. 32, No 2, MAIO 2010).

- www.vocesabia.net/saude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário