Bioquímica: a base da vida!



sexta-feira, 12 de novembro de 2010

"ÁGUA EM PÓ" PODE SER A SALVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE



                                         Água em pó?

É uma substância absolutamente incomum, mas com potencial para ser quase tão útil quanto sua irmã mais molhada. A água em pó, ou "água seca", poderá ser usada para absorver e armazenar o dióxido de carbono (CO2), o principal gás do efeito estufa .

                               O que é a "água seca"?

Segundo Ben Carter, da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, a substância ficou conhecida como água seca porque ela consiste em 95 por cento de água e, ainda assim, é um pó seco.

                        Mas como ainda é "um pó seco"?

Cada partícula do pó contém uma gota de água cercada por sílica modificada - a sílica, ou óxido de silício, é o principal componente da areia de praia. O revestimento de sílica impede que as gotas de água se combinem e voltem a formar um líquido.
O resultado é um pó fino, com propriedades que o tornam capaz de absorver grandes quantidades de gases, que se combinam quimicamente com as moléculas de água para formar o que os químicos chamam de hidrato.

                          Essa "água em pó" é nova?

Estranha quanto possa parecer, a água seca, ou água em pó, não é algo novo. Ela foi criada em laboratório em 1968, mas a dificuldade de fabricação manteve-a restrita a uma curiosidade científica.

          Como ela pode ser utillizada no meio ambiente?

Um dos usos mais promissores envolve o uso da água seca como um material de armazenamento de gases, incluindo o dióxido de carbono. Em escala de laboratório, os pesquisadores descobriram que a água seca absorve mais de três vezes mais dióxido de carbono do que a água comum com sílica.
Esta capacidade de absorver grandes quantidades de dióxido de carbono na forma de um hidrato pode tornar o pó de água útil para ajudar a reduzir o aquecimento global, sugerem os cientistas.


* Os cientistas agora estão procurando parceiros comerciais e acadêmicos para desenvolver a tecnologia da água seca e, finalmente, fazê-la chegar ao mercado.


Referências:
- www.portalmedquimica.com.br










Nenhum comentário:

Postar um comentário