Bioquímica: a base da vida!



terça-feira, 30 de novembro de 2010

CREATINA É MESMO NECESSÁRIO?



                                   O que é creatina?

  - Substância composta por dois aminoácidos (glicina e arginina) que são produzidos em nossas células. No corpo de um homem de 70 kg é de aproximadamente 120g, sendo que 95% encontram-se nos músculos. Os efeitos da creatina quanto a um aumento no desempenho em exercícios de alta intensidade e curta duração, assim como em exercícios intervalados de intensidade elevada como a musculação, são inegáveis; Porém até que ponto é necessário usar CREATINA?

    Um fator em que a maioria das pessoas se equivoca é quanto ao suposto efeito anabólico da creatina. A creatina pode aumentar o peso total do individuo por conta da inevitável retenção hídrica, que acontece com o aumento da concentração deste peptídeo no espaço intracelular. Isso acontece pela passagem de água do sangue para o músculo acompanhando a entrada de creatina, ou seja, a célula “incha”. Porém esse aumento de peso é transitório uma vez que com o desuso do composto a célula “murcharia” novamente. Portanto, utiliza-lo como estímulo anabólico não seria muito prudente.

    Além do mais, deve-se estar atento ao fato de que 30% dos indivíduos tem uma captação muscular de creatina baixa em reposta à suplementação. Somando isso ao fato de haver no mercado muita falsificações do produto, como no chamado “mercado negro”, sabendo que a comercialização do mesmo foi proibida em lojas de suplementos, torna a ingestão do produto perigosa se não soubermos a procedência.

     A creatina é sintetizada pelo corpo a partir de 3 aminoácidos – Glicina, Arginina e Metionina – e pode ser encontrada uma concentração muito grande desse componentes nos suplementos à base de aminoácidos encontrados á disposição no mercado. Sabe-se também que em cada quilo de carne vermelha ou peixe consegue-se pelo menos 5g de creatina.

     Uma pessoa que faz musculação e pratica exercícios físicos periodicamente, só precisa de uma dieta rica em proteínas como peixes e aminoácidos, consequentemente tendo uma síntese de creatina endógena muitas vezes até superior que as propostas pelos fabricantes do suplemento de creatina, que normalmente é de 5g/dia em fase de manutenção, tornando desnecessário o uso da creatina suplementada.

                ALIMENTE-SE BEM E EVITE RECURSOS DESNECESSÁRIOS !


Referências:
     - http://bio-quimica.blogspot.com/search/label/Curiosidades
     - http://www.creatina.com.br/

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário